Anticoncepcional Engorda?


Falar de anticoncepcional pode ser algo bem complicado. Por conta disso, muitas questões polêmicas são levantadas em torno do público feminino sobre sua eficiência, os efeitos colaterais provenientes de sua utilização e o maior dos temores, o suposto ganho de peso, acreditado como uma consequência inevitável.

Será que anticoncepcional engorda? Será que prejudica a saúde? A partir de agora, o GUIA DO EMAGRECER abordará alguns mitos e verdades acerca desse assunto. Acompanhe!

O Que São Os Anticoncepcionais?

O anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base, a utilização de uma combinação de hormônios, o estrogênio e progesterona sintéticos principalmente, que atuam no organismo da mulher, inibindo a ovulação do ovócito.

Os Tipos De Anticoncepcionais

  • Pílula Monofásica: composta por uma combinação de derivados de estrogênio e progesterona em dose fixa e pode ser tomado de forma interrompida ou de forma contínua;
  • Minipílula: pílula composta exclusivamente pelo hormônio progestina, que é a forma sintética da progesterona. A ausência do estrogênio é para minimizar os efeitos colaterais provenientes da utilização;
  • Pílula Multifásica: Existem pílulas com diferentes dosagens de hormônios, de acordo com a fase do ciclo, podendo ter dosagens mais baixas, e causam menos efeitos colaterais e não podem ser tomadas fora da ordem.

Anticoncepcional Engorda Mesmo?

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo, sua margem de segurança é de aproximadamente 98%, mas a reação do organismo em resposta ao preventivo depende diretamente da forma como é administrada.

E permanece pairando a pergunta que em torno de sua ingestão: “o anticoncepcional engorda?” A resposta é bem simples, NÃO.

Um dos grandes fatores que influencia nesse mito é que, em reação a utilização desse método, o organismo da mulher pode reter líquidos, isso varia de mulher para mulher. O Inchaço acaba sendo a principal base para afirmação de que a pílula engorda, mas, não há base científica que comprove isso.

Diversos estudos foram levantados ao longo dos anos em que muitos casos foram observados, porém nenhuma afirmação de um quadro geral pôde ser levantada.

Cuidados No Uso De Anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais agem no organismo da mulher inibindo a produção de determinados hormônios que participam efetivamente do processo de ovulação. Portanto, vale mencionar, todo cuidado é pouco!

O primeiro cuidado é procurar a orientação profissional. Essa é uma questão fundamental que muitas vezes é deixada de lado. Por mais que exista conteúdos bem esclarecedores, nunca substitua a instrução de um médico, que poderá analisar qual seria a pílula mais apropriada, observando fatores e condições adversas à utilização desse método contraceptivo.

Outra questão bem importante é ingerir o comprimido em horários regulares e não deixar de tomar, toda a rotina e evitando o comprometimento da eficácia do contraceptivo.

Anticoncepcional Engorda?
5 (100%) 1 vote

Comentar via Facebook

Comentário(s)

Leave a Reply