Dançar Emagrece e traz Benefícios para a Saúde


Você acha que dançar emagrece? Veja os benefícios que a dança pode trazer para sua vida.

Dançar pode ser uma excelente alternativa para pessoas que desejam emagrecer e que não se adequam as academias de ginásticas, esportes ou exercícios físicos como caminhar, musculação e outros. Alguns minutos dançando podem lhe render não apenas a perda de calorias, como também muita diversão.

Dançar Emagrece?

dançar-emagrece-de-verdade

Dançar é Divertido e ajuda a Emagrecer

Aderir a uma rotina de dança, ou seja, dançar no mínimo três vezes por semana durante uma hora, é o ideal para auxiliar em uma perda de peso continua e equilibrada. Dançar em ritmo moderado por aproximadamente 60 minutos, pode promover o gasto de até 300 calorias.

Agora, se a dança exigir um ritmo mais frenético e intenso, você poderá alcançar a perda de até 500 calorias, enfim, dançar emagrece sim.

Benefícios da Dança

Pode não ser notável a princípio, mas ao longo do tempo você perceberá que a dança trará maior disposição, autoestima, bem-estar e autoconhecimento de si próprio. Isto porque, a prática da dança pode estimular a circulação sanguínea, melhorar a capacidade respiratória, favorecer o alongamento, provocar a sensação de relaxamento e beneficiar a coordenação motora.

Esses resultados foram constatados, pois a dança é tida como uma atividade completa, que influencia três bases fundamentais: cognitivo (processo de obtenção de conhecimento), físico e afetivo/social. Ao dançar as pessoas se sociabilizam mais, aprimoram suas capacidades de raciocínio lógico e se exercitam sem notar que estão se exercitando, o que torna a perda de peso algo ainda mais prazeroso.

A dança é uma modalidade que, tanto pode ser considerada como uma atividade aeróbica – que consiste na movimentação e no trabalho de muitos músculos simultaneamente – e também como uma atividade física localizada, dependendo do estilo de dança que você irá praticar.

Ao escolher uma determinada modalidade e praticá-la continuamente, é possível que em até quatro meses você já note mudanças significativas em relação a sua resistência física e aeróbica. E não para por ai, o sistema cardiovascular e o tônus muscular também serão beneficiados.

Além destes benefícios a dança auxilia no processo de emagrecimento, pois é uma ótima contribuição para queimar calorias. Para conquistar a definição corporal tão almejada, é sabido que, o controle da alimentação é essencial. Entretanto, se seu objetivo é perder peso e manter o corpo definido, não basta apenas alimentar-se de forma equilibrada, é necessário aliar uma alimentação saudável à prática de atividades físicas regulares. É ai, justamente, que entra a dança.

Ela potencializa a queima de gorduras, pois é caracterizada como uma modalidade esportiva que é composta entre outros fatores por estruturação, ritmo e sistematização. Tais elementos organizacionais contribuem para o aumento da flexibilidade, conservação da força da musculatura e para a definição corporal e muscular. É importante complementar a dança com outras atividades físicas para reforçar a capacidade física, um bom exemplo é o alongamento.

estilo-de-dança-para-emagrecer

Street Dance

Estilo de Dança para Emagrecer

Entre os estilos de danças que auxiliam na perda de peso, os mais procurados são:

  • samba,
  • forró,
  • balé (ballet),
  • sapateado,
  • jazz,
  • zumba,
  • salsa,
  • axé,
  • flamenco,
  • dança do ventre,
  • dança de salão,
  • street dance,
  • pole dance
  • lambaeróbica.

São muitos os estilos de danças disponíveis e todos irão contribuir para o processo de emagrecimento, uns mais que os outros dependendo da modalidade.

Vídeo de Dança que Emagrece

É importante que você respeite as limitações e tempo do seu corpo. Tirando essa advertência, a dança pode ser praticada por todas as faixas etárias. Agora que você conhece melhor os benefícios que a dança pode lhe oferecer, escolha uma modalidade e dance. Emagreça de maneira descontraída, aliando uma alimentação saudável à prática de uma atividade extremamente divertida e benéfica à saúde.

Guest Post Enviado por: Karina Silva Farias – Jornalista do Grupo Sare

Dançar Emagrece e traz Benefícios para a Saúde
Vote neste post

Comentar via Facebook

Comentário(s)

Leave a Reply