Dicas de Como acelerar o Metabolismo


Se você tem aqueles quilinhos a mais e ainda tem muita dificuldade para perdê-los, é bastante comum colocar a culpa em seu metabolismo, chamando-o até mesmo de preguiçoso.

A grande dúvida de muitos é se o metabolismo é realmente o grande vilão da história, e outra dúvida ainda maior é como fazer para contornar essa situação e acelerar o metabolismo. Por isso, preparamos dicas essenciais para ajudar a acelerar o metabolismo do seu corpo.

O que é o metabolismo

O metabolismo nada mais é do que um grande conjunto de hormônios e enzimas que atuam no organismo transformando as calorias dos alimentos em energia, de uma forma que poderá ser bastante ou menos eficiente dependendo da situação.

É este organismo que poderá estabelecer os ritmos de queima de calorias consumidas e também o que é responsável por toda a velocidade onde se poderá gastar ou acumular as suas calorias.

Existe uma grande influência no metabolismo que poderá mudar praticamente por várias vezes durante a vida, ficando mais rápido ou mais preguiçoso, entre as suas influências podemos citar a idade, onde o metabolismo normalmente começa a ficar em torno de 5% mais lento a cada uma das décadas depois dos 40 anos de idade, o sexo, já que os homens acabam queimando mais calorias do que as mulheres, e também a quantidade de massa magra, ou seja de músculos presentes, quanto maior esta quantidade mais rápido deverá ser este metabolismo e ainda existe um outro fator muito relevante, a hereditariedade.

acelerar-o-metabolismo

Outro ponto que deverá afetar a saúde é o hipotireoidismo ou ainda as deficiências de outros hormônios que poderão lentificar todo o metabolismo.

Como Acelerar o metabolismo no seu organismo

Apesar de existirem diversos fatores que poderão ser considerados como difíceis de ser modificados existem várias formas de se acelerar os seus gastos diários de calorias. E a melhor forma é praticar regularmente atividades físicas, em situações que deverão incluir exercício aeróbicos e ainda de fortalecimento muscular, o que irá o ajudar a manter o seu ritmo metabólico em longo prazo.

Além disto, é importante citar que as células que estiverem presentes em todos os músculos acabam queimando as calorias mais rapidamente do que todas as células de gordura, e isto deverá acontecer mesmo durante um repouso.

Muitos estudos ainda revelam que cada um dos quilos de massa muscular queimam em torno de 70 calorias por dia, e cada quilo de gordura queima apenas quatro calorias diariamente.

Apesar de 30 minutos de exercícios aeróbicos queimarem mais calorias do que 30 minutos de fortalecimento muscular, ou seja de musculação, nas horas seguintes de todo o exercício físico a musculatura trabalhada que deverá sustentar o seu aumento de gasto metabólico. Por isso ter mais músculos significa que você poderá comer um pouco mais e ganhar menos peso.

Como se alimentar para Acelerar o Metabolismo

Coma mais vezes durante o dia, isso ajuda a acelerar o metabolismo e por consequência disso, queima calorias mais rapidamente.

Quanto mais vezes você comer durante o dia, mais rápido deverá queimar as mesmas, por isso porções menores e ainda mais frequentes poderão ajudar a manter o seu metabolismo sempre em dia e a balança também.

O contrário também acontece, se você passar por muitas horas sem comer ou ainda pular refeições seu metabolismo ficará muito lento, o que irá poupar os seus gastos de energia.

Outro fator que é considerado relevante é que as pessoas devem sempre lanchar entre as refeições, assim é possível se comer em menores quantidades tanto no almoço como no jantar o que leva a uma boa diminuição de consumos de calorias, aumentando as taxas de metabolismo e ainda uma boa diminuição de gordura corporal, o que poderá melhorar definitivamente o seu dia a dia.

Beba água suficiente

Não beber água suficiente pode fazer você se sentir mais cansado que o normal. De acordo com um estudo, as pessoas que bebem cerca de 8 a 12 copos de água por dia queimam mais gordura do que as que bebem apenas , por isso é recomendado sempre sair com um garrafinha de água.

Receita de Suco para acelerar o metabolismo

Ingredientes

  • ½ unidade de maçã vermelha
  • ½ fatia fina de abacaxi
  • ¼ pedaço pequeno de gengibre
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de chá verde folhas secas
  • 1 colher (sopa) de hortelã

Modo de Preparo
Prepare o chá verde, deixe esfriar e em seguida bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Dicas de Como acelerar o Metabolismo
Vote neste post

Comentar via Facebook

Comentário(s)

Leave a Reply